Vereador propõe plano de prevenção ao suicídio no Rio de Janeiro

Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Projeto de lei 961/2014

O Rio de Janeiro poderá ter um Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio, cujo objetivo seria identificar possíveis sintomas, tratar e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentam o perfil para o ato.

A ideia, segundo o autor da proposta, o vereador Átila Nunes (PSL-RJ), é “minimizar a evolução dos quadros que podem chegar ao suicídio”. Para isso, propõe-se a realização de palestras, exposições, idealização de canais de atendimento, direcionamento de atendimento, e monitoramento.

“O suicídio é um ato complexo cuja causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas”, explica o parlamentar. “Dificuldades financeiras e/ou emocionais que também desempenham um fator significativo para evolução do quadro que pode vir a culminar com o indivíduo retirar a própria vida”.

Para Nunes, o “Estado tem papel relevante para o tratamento desse transtorno, identificando possíveis sintomas, acompanhando e oferecendo possibilidades de recuperação aos que necessitem”.

A íntegra do projeto de lei 961/2014 – apresentado em 25 de setembro – está disponível no site da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Dê sua opinião sobre esta proposta no @leisemprojeto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s