Projeto sugere escola em tempo integral no ensino fundamental do país

Senado
Projeto de lei 255/2014

As unidades escolares de ensino fundamental poderão trabalhar com carga horária de tempo integral caso o projeto do senador Wilson Matos (PSDB-PR) seja aprovado. Ele propõe que os alunos desse período 1,4 mil horas de aulas em, no mínimo, 200 dias do ano (excluída a época de exames).

“Há um elemento de crucial importância para explicar o atraso brasileiro em termos educacionais: o pouco tempo que o estudante brasileiro fica na escola”, justifica Matos.

Pelo texto, expõe-se que metade do tempo de aula adicional, no mínimo, será destinado aos componentes curriculares de Português, Matemática e Ciências, de acordo com os projetos político-pedagógicos das escolas.

Outro ponto é que as atividades pedagógicas do tempo adicional poderão ser desenvolvidas por estudantes universitários que demonstrarem aptidão para o ensino ou por profissionais do magistério, que atuarão como mediadores do conhecimento.

“Julgamos que se oferecermos uma educação de qualidade no ensino fundamental, o impacto nos níveis subsequentes será muito grande”, comenta Matos, que estipula um prazo até 2024 para todas as escolas estarem funcionando em horário integral.

A íntegra do projeto de lei 255/2014 – apresentado em 27 de agosto – está disponível no site do Senado.

Debata esta proposta no @leisemprojeto

Anúncios

Um pensamento sobre “Projeto sugere escola em tempo integral no ensino fundamental do país

  1. É pena que um senador não conheça a verdadeira realidade do ensino no Brasil. Ensino fundamental em tempo integral, muitos estados brasileiros já adotam em observancia da lei 9394/96. Não há impedimento leagal para isto. Esta previsão tambem já esta prevista na lei 13.005/2014 (PNE). O que precisa e esta muito difícil é a estrutura das unidades para a permanencia dos alunos, condições adequadas de trabalho para os profissionais da educação entre outros. este projeto não tem anda de novo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s